domingo, 25 de abril de 2010

Educação não é improviso!

Voltei ! Acho que agora pra valer! Estava muito atarefada com a pós e minhas turminhas. Já venho polemizando...

Durante minha vida acadêmica, ouvi muitos discursos, que durante algum tempo me impressionaram... Aquelas coisinhas básicas que ouvimos na graduação em Pedagogia: "O aluno tem que construir o seu conhecimento!", " Não devemos dar importância à essas datas comemorativas, vestir os alunos de índio, palhaço...isso é coisa da mídia!", "Pra que fila nas escolas? Os alunos não podem andar em ordem sem precisar de fila?" "Se a escola não tem material, temos que improvisar. Não tem caderno para colar os trabalhinhos, então cola na página das revistas...!"
Hoje, mais madura, com mais estudo, mais experiência, posso dizer: SENHOR, PERDOAI OS PROFESSORES DOUTORES, ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM!
Não sou uma professora revoltada que é contra tudo e todos, pelo contrário. Acredito que uma prática inovadora, com atividades que estimulem o raciocínio e a busca do conhecimento devem ser utilizadas pelos professores. Acabou a era do Ba be bi bo bu e quem não mudar vai ficar para trás.
O que não me ensinaram na universidade é da imensa felicidade que ficam as crianças ao receberem uma fantasia de índio, de palhaço, sair de orelhinhas de coelho, enfim, pequenos mimos, que a escola tão cinzenta e sem atrativos oferta nesas datas deixando-as mais alegres. Obviamente, alegria, criatividade e preocupação com uma aprendizagem em um ambiente lúdico não devem resumir-se somente a essas datas, deve fazer parte do cotidiano. Lembro da minha infância, quando troquei de escola ao terminar o antigo primário. Acabaram os trabalhinhos, a pintura, a colagem, as fantasias, o teatrinho, as histórias...entrei num mundo sem graça, a escola, antes cheia de vida, tornou-se um fardo, que arrastou-se até o Ensino Médio e perdurou até a Universidade, salvando-se algumas matérias.
Também não me ensinaram que crianças precisam de disciplina, e que como dizia nosso querido Paulo Freire "educar é um ato de amor", logo quem ama educa. Para aprender é necessário disciplina. Muitas vezes uma fila para se organizar é necessária e ninguém morre por isso! O que não pode acontecer é o aluno só obedecer com grito e imposição. Ensinar a dialogar é nosso dever!
Agora, a parte que mais me irrita é quando falam para improvisar! Vocês acham que eu vou colar os lindos textos, produções, desenhos e diversos trabalhos em revistas!? Nunca vou me esquecer a professora que falou isso... Não lembro o nome, mas sei que a matéria era Sociologia da educação...e ela dizia com muita propriedade: "Gente, não podemos contar com o governo, então improvisemos! Vamoz fazer material de sucata, colem os trabalhos em revistas....etc,etc,etc...."
NÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!!!!!!!!!
Ela deveria ter dito: "Gente, conversem com os pais, pressionem, expliquem a importância dos alunos terem todo o material. Alguns comprarão. Peçam para direção da escola. Sua escola tem verba para comprar algumas coisas...."
Se as prefeituras não mandam o material, os pais que comprem! Só em último caso é que devemos aceitar que a Educação seja um improviso.
Afinal, quando falta gaze no hospital, alguém pede um pedaço da sua camisa para fazer o torniquete?

Um comentário:

  1. Adorei, amiga! Esses doutores muitas vezes não sabem mesmo o que dizem, pois não estão na luta diária dentro das escolas. Falar é fácil...

    Bjs e continue a postar!

    ResponderExcluir