Impossível não falar de "gripe suína" com os alunos. O melhor foi a possibilidade de trabalhar a leitura e escrita com um tema atual, do qual os alunos já possuíam um conhecimento prévio. Primeiramente lemos vários textos e cartazes informativos sobre a gripe H1 N1. Abaixo temos alguns exemplos.
Na informática entramos no site http://www.smartkids.com.br/ no qual havia ilustrações e textos sobre a gripe. Produzimos um mural com as informações que aprendemos, mas não parou por aí. A sala de leitura da nossa escola trabalhou com o tema e a professora Ilzeny, que é do clube d eleitura da minha escola fez uma história adaptada dos três porquinhos no ano de 2009, que está lá no blog: http://www.leituramesquita.blogspot.com/eituramesquita.blogspot.com/.
Os alunos adoraram, dramatizaram a história, ficou muito lindo o trabalho dela, como mostra a foto do cenário que foi feito para dramatização da história.
Trabalhamos com charges. Percebemos as características deste tipo de texto, tais como : presença de desenho, normalmente com humor, textos curtos, etc. As charge preferida da turma foi essa :
Na sala de aula..... lemos várias versões dos três porquinhos. E cada um recontou do seu jeito. Tenho alunos em variados níveis de escrita. Todos participaram. Fizeram um texto num rascunho. Depois eu corrigi e eles passaram a limpo. Descobri uma coisa: alunos de segundo ano não sabem "passar a limpo". Ficou com mais erros do que o texto original! Na próxima atividade de escrita individual tenho que pensar em outra estratégia de correção. Aí vão algumas reescritas:
E para finalizar o assunto, confeccionamos bonecos de palito para dramatizar no teatrinho de fantoches da escola. Eles ensaiaram, juntamente com a turma 204, que é da professora Monique (minha parceira de trabalho favorita rs!) e foram pelas turmas da escola apresentando-se. Depois eu posto o vídeo do ensaio e das apresentações, pois primeiro tenho que pedir autorização dos pais... Tenho que sair. Depois eu continuo a postagem. FUI!!! BJS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário