sábado, 26 de setembro de 2009

Início da primevera

Leilão de Jardim - Cecília Meireles



Quem em compra um jardim com flores?



Borboletas de muitas cores,



Lavadeiras e passarinhos,



Ovos verdes e azuis nos ninhos?



Quem em compra este caracol?



Quem me compra um raio de sol?



Um lagarto entre o muro e a hera?



Uma estátua da primavera?



Quem me compra este formigueiro?



E este sapo que é jardineiro?



E a cigarra e a sua canção?



E o grilinho dentro do chão?



(este é o meu leilão)








Essa historinha eu tirei do blog da Liza: espacoeducar-liza.blogspot.com
A qualidade da postagem lá está melhor. Se alguém quiser também posso mandar por email. Não estou conseguindo postar em tamanho maior. Ainda sou nova em blog, não sei de muitas coisas rsrsrsrs
O ipê Roxo


Como plantar: Em um recipiente (vaso, garrafa pet cortada ou saco plástico) plantar a semente em um buraco de mais ou menos 0,5 centímetros. Regar diariamente e deixar em local que bata sol parte do dia, preferencialmente manhã. A muda leva cerca de três meses para atingir o tamanho ideal (60 com)e ser plantada definitivamente no solo. O ipê jovem (até um ano) deve ser rgado sempre, ams depois de adulto resiste a curtos períodos de seca. Suas raízes não são agressivas,s endo ideais para ambientes urbanos. Podem atingir a altura de até 12 metros. Produz belas flores, que caem constantemente,s endo este um dos inconvenientes em áreas urbanizadas.






















A sementinha - Aline brros
O semeador, saiu a semear
Jogou a sementinha para terra cultivar
Um pouco das sementes caiu pelo caminho
vieram os passarinhos
começaram a ciscar.
Xô, xô, xô, Xô , passarinho
deixa a sementinha para tera cultivar
Um pouco das sementes caiu entre as pedrinhas
Ficaram tão fraquinhas, morreram no calor.
Uma outra parte caiu entre os espinhos
E foram sufocadas, espetadas que horror!
Ufa, ufa, ufa, que sol escaldante,
minha sementinha foi ele quem secou.
Ufa, ufa, ufa, que espinho petulante
minha sementinha espetou e sufocou.
Então, o semeador, lançou em boa terra
E enfim a sementinha conseguiu frutificar
Depois multiplicou formando um pomar.
E o semeador então pode se alegrar.
Tum , tum, tum, o seu coraçãozinho
é a boa terra pra semente florescer
Tum, tum, tum, Jesus lança semente
Mas só frutifica se de fato você crê.

Na semana passada foi o início da primavera e também o dia da árvore. Lemos o poema Leilão de Jardim de Cecília Meireles e fizemos uma lista de flores conhecidas, fizemos autoditado com as palavras do poema e plantamos uma árvore, chamada Ipê Roxo. Lemos o texto informativo com as instruções de como plantar essa árvore e depois plantamos! Lemos também uma história sobre a evolução da semente até virar uma árvore. Também ouvimos a música "o semeador" no DVD da Aline Barros. Terminamos a semana produzindo um livrinho que conta a história da semente utilizando materiais concretos (feijão, serragem, forminhas de doce...),. O texto foi elaborado pelas crianças, demonstrando todo o conhecimento adquirido durante a semana, eu fui somente a escriba. Foi muito proveitoso. Além de trabalharmos diversos tipos de texto as crianças divertiram-se bastante no plantio e produção do livro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Os bonecos.

Esqueci de postar os bonecos...




E a foto das apresentações...



sábado, 12 de setembro de 2009

Três porquinhos


Impossível não falar de "gripe suína" com os alunos. O melhor foi a possibilidade de trabalhar a leitura e escrita com um tema atual, do qual os alunos já possuíam um conhecimento prévio. Primeiramente lemos vários textos e cartazes informativos sobre a gripe H1 N1. Abaixo temos alguns exemplos.


Na informática entramos no site http://www.smartkids.com.br/ no qual havia ilustrações e textos sobre a gripe. Produzimos um mural com as informações que aprendemos, mas não parou por aí. A sala de leitura da nossa escola trabalhou com o tema e a professora Ilzeny, que é do clube d eleitura da minha escola fez uma história adaptada dos três porquinhos no ano de 2009, que está lá no blog: http://www.leituramesquita.blogspot.com/eituramesquita.blogspot.com/.
Os alunos adoraram, dramatizaram a história, ficou muito lindo o trabalho dela, como mostra a foto do cenário que foi feito para dramatização da história.

Trabalhamos com charges. Percebemos as características deste tipo de texto, tais como : presença de desenho, normalmente com humor, textos curtos, etc. As charge preferida da turma foi essa :


Na sala de aula..... lemos várias versões dos três porquinhos. E cada um recontou do seu jeito. Tenho alunos em variados níveis de escrita. Todos participaram. Fizeram um texto num rascunho. Depois eu corrigi e eles passaram a limpo. Descobri uma coisa: alunos de segundo ano não sabem "passar a limpo". Ficou com mais erros do que o texto original! Na próxima atividade de escrita individual tenho que pensar em outra estratégia de correção. Aí vão algumas reescritas:








E para finalizar o assunto, confeccionamos bonecos de palito para dramatizar no teatrinho de fantoches da escola. Eles ensaiaram, juntamente com a turma 204, que é da professora Monique (minha parceira de trabalho favorita rs!) e foram pelas turmas da escola apresentando-se. Depois eu posto o vídeo do ensaio e das apresentações, pois primeiro tenho que pedir autorização dos pais... Tenho que sair. Depois eu continuo a postagem. FUI!!! BJS!