sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Trabalhando higiene de um modo divertido







Minha escola em Caxias fica numa area de saneamento precário. As crianças não tem sistema de esgoto em casa e muitos não tem acesso a água para tomar banho. Esse fato acaba influenciando nos hábitos de higiene e coisas corriqueiras como escovar os dentes, lavar as mão e tomar banho são muitas vezes questões secundárias para as crianças. Sempre quis trabalhar esse assunto, mas de uma forma leve, fugindo daquelas tradicionais folhinhas falando sobre higiene, pois palavras o vento leva. Queria que as crianças experimentassem a sensação de estarem limpos.



Tudo começou com a história de Bebeto, o personagem principal do livro "Sujo eu?" de David Robert da Editora Companhia nacional. Após contar a história perguntei se eles tinham ideia do que significava higiene. Fora respostas diversas, tais como: é lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, dentre outras. No dia seguinte lemos um texto informativo sobre a importância de lavarmos as mãos e continuamos nossa conversa sobre higiene. Produzimos um texto coletivo com tópicos de hábitos de higiene. Uma das alunas afirmos que fazer prancha era hábito de higiene. Aí começou a polêmica e as crianças chegaram à conclusão que existe uma diferença entre higiene e vaidade. No terceiro dia li a história "Peppa" da Editora Brinque Book. Esse livro fala justamente sobre vaidade, preocupação com aparência, preconceito, etc.



Combinamos de promover o dia da higiene e da beleza na escola. Eu troxe tic tacs, cremes de pentear, hidratantes, sabonete, dentre outros produtos. As crianças também trouxeram seus produtos e alguns trouxeram toalha, xampu e quiseram lavar a cabeça e até mesmo tomar banho na escola.



Foi tudo muito tranquilo porque contei com a ajuda do pessoal da escola e apoio dos pais. Havia alunos que não tinham água em casa há mais de uma semana e ficou encantada com o fato de poder usar o chuveiro o tempo que julgasse necessário.



Depois tivemos uma sessão de maquiagem, esmalte, hidratante. Os meninos usaram gel com brilho, fizeram penteados e as meninas fizeram tarncinhas, rabos de cavalo, etc.



Depois dessa atividade criamos uma lista com 12 palavras com itens que as crianças acham fundamentais para manter a higiene e beleza do nosso corpo e a partir dessas palavras foram criadas as mais variadas atividades.